Ou de como as grelhas de avaliação, que são tão subjectivas, podem ajudar a orientar os organizadores/criadores de informação em linha, na avaliação dos produtos criados.
O conteúdo informativo de um site, (portal, página...), é o mais importante para que o mesmo se torne consultado e possa cumprir a missão de fornecedor de informação. Outros factores de peso são também de ter em consideração: o aspecto visual das páginas, a organização interna da informação, a navegação, os tempos de acesso, etc.
Aprendi que os métodos de avaliação distinguem-se fundamentalmente entre os de observação directa e os de recolha e tratamento de estatísticas de uso. No primeiro, a um elemento externo é dada uma tarefa de pesquisa de informação enquanto outro elemento observa as estratégias e comportamentos de pesquisa e avalia o uso, a funcionalidade e a comunicação visual e estética do site. No segundo, o sistema recolhe informação sobre os visitantes e a natureza das visitas.
As grelhas de observação podem ser mais abertas e construídas pelo sujeito observador à medida das suas necessidades e descobertas ou mais estruturadas, com elementos típicos de avaliação: aspecto visual, feedback, apreciação global do site quanto a tarefas, organização, serviços e funcionalidades de navegabilidade.
Voltaremos a este assunto
Sem comentários:
Enviar um comentário