A rede social permite o desenvolvimento de comunidades e a partilha de recursos entre os seus membros. Entre as mais conhecidas ferramentas para partilha de conteúdos contam-se, tanto quanto me tenho apercebido, a criação de blogs, as wikis, o Flickr, o Youtube, o SlidShare, RSS feed, o Delicious, Second Life e, claro, o Tweeter.
O motivo para tudo isto é a vontade de partilhar com os nossos amigos ou colegas os interesses comuns e considerar as oportunidades de aprendermos novas formas de acção. Parece um desafio giro e diversificado, por isso é interessante ver as potencialidades destas aplicações ao mundo das bibliotecas.
A questão que ando a colocar a mim própria nas últimas semanas, é a da relação entre a produtividade e a exploração destas ferramentas.
quinta-feira, 26 de março de 2009
A universidade e os blogs
Porquê incentivar o corpo docente e os investigadores a recorrerem aos blogs como forma de promoção das suas pesquisas? Veja a resposta numa apresentação feita por J. Dupuis, bibliotecário em Toronto - Academic Blogging: Promoting your Research on the Web
terça-feira, 24 de março de 2009
Eu twito, tu twitas, ele twita

sexta-feira, 20 de março de 2009
13 ferramentas Web imprescindíveis
Mais uma dica do Twitter (estou fascinada, cada vez mais a cada dia que passa) sobre ferramentas Web, 13 para ser mais precisa, que o autor reporta de absolutamente úteis. Estão disponíveis em 13 Simplest Free Web Tools That Are Absolutely Useful. Umas já conhecia mas as outras vou explorar no fim-de-semana. Aquele DocJax...
Um livro cooperativo
Que descobri numa mensagem no Twiter, que por sua vez remetia para um blog (Viva biblioteca viva, Luísa Alvim) que...e então é um livro escrito em colaboração por pessoas que não se conheceram mas participaram num blog, Red de Innovadores de Infonomia, e que se chama (o livro - finalmente!) Mas alla de Google. É sobre informação, recuperação e pesquisa de dados, relações entre informação, dados, conhecimento. E tecnologia. A explorar.
quarta-feira, 18 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Newsletter de Literacia da Informação da IFLA
Saiu a primeira newsletter de 2009, da secção de Information Literacy da IFLA. O lema para 2009 é Libraries Promoting Twenty-First Century Literacies.
Apresentação Web 2.0
Para algumas dúvidas que têm surgido sobre o que é, aqui fica uma explicação de um docente da Escola Superior de Educação da UAlg.:
Apresentação Web 2.0
View more presentations from Marta Cruz.
HTML to PDF Converter
Uma simpática ferramenta, sem necessidade de descarregar, que converte páginas Web em HTML para PDF's.
Web 2.0 and Information Literacy: EMAlink March 2009
Vejam esta apresentação sobre as possibilidades do uso da Web 2.0 para a criação de contextos na formação de utilizadores das nossas bibliotecas
II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida
Vai realizar-se em Évora entre 18 e 21 de Novembro de 2009 e está aberto o convite à apresentação de comunicações. Pretende ser um espaço de reflexão em torno das bibliotecas e do tema BIBLIOTECAS E LEITURA.
terça-feira, 10 de março de 2009
12th European Conference of Medical and Health Libraries Technologies
A 12ª conferência EAHIL2010 já tem um site: http://eahil2010.org/en/ Visitem-no pois está muito giro. Além disso é uma conferência europeia que está a ser organizada pela APDIS e que se vai realizar em Portugal entre 14-18 de Junho dp próximo ano, a tempo de apresentarem propostas de comunicações.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Declaração dos princípios internacionais de catalogação - IFLA 2009
A Declaração dos princípios internacionais de catalogação, vem tornar os "Princípios de Paris" mais adequados às novas realidades do tratamento técnico nas bibliotecas. Esses princípios propiciaram, desde 1961, os fundamentos dos códigos de catalogação usados ao nível mundial harmonizando as práticas de catalogação.
Política de catalogação para as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
Nem de propósito, quando andava a verificar as novidades sobre catalogação, dou de caras com o post no rato de biblioteca com a indicação de um documento de 2009 emanado da Direccção-Geral do Livro e das Bibliotecas, da autoria de Armando Jorge Silva: Política de catalogação para as Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Conta com uma boa introdução sobre a catalogação em contexto de mudança acelerada
A Web 2.0 e as bibliotecas: uma apresentação interessante
Uma exposição clara vinda da Austrália sobre como as bibliotecas podem tirar partido do universo da Web2.0.
O tratamento técnico na biblioteca
Um artigo interessante sobre o futuro da catalogação e da indexação, face aos desafios de um ambiente onde o volume de informação editada é tendencialmente crescente e os recursos escassos:
“Tomorrow never knows": the end of cataloguing? Alan Danskin Manager
“Tomorrow never knows": the end of cataloguing? Alan Danskin Manager
sexta-feira, 6 de março de 2009
Bibliotecas portuguesas 2.0
Uma lista em actualização sobre a utilização das práticas Web 2.0 nas bibliotecas portuguesas, feita pela Luísa Alvim.
Biblioteca de arte da FCG no Flickr
A biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian tem disponível uma colecção de fotografias no Flickr.
Lista de aplicações online para a Web social
Uma lista possível (outras existem) de ferramentas (aplicações e sites) disponíveis para podermos socializar e trabalhar na Internet. Quer dizer para a construção de blogs, miniblogs (como o Twitter), redes sociais, e partilha.
A "Web social" mais não é do que a nossa Web, espaço de criação colectiva de conhecimento, uma ferramenta imprescindível para a cooperação no trabalho à distância e para que se possa publicar conteúdos.
A "Web social" mais não é do que a nossa Web, espaço de criação colectiva de conhecimento, uma ferramenta imprescindível para a cooperação no trabalho à distância e para que se possa publicar conteúdos.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Lista de Recursos para pesquisar informação na Internet
Uma extensa lista de recursos para pesquisa de informação na web "escondida", aquela que fica de fora das pesquisas com o Google Web: 100 useful tips and tools to research the deep web. Muito bem organizada em 9 secções, embora incidindo sobretudo na realidade americana, é muito útil. As dicas e estratégias de pesquisa revelam-se úteis para quem inicia as pesquisas na Web e a lista de motores de pesquisa e bases de dados para a pesquisa de informação científica, parece-me que só não inclui o novo motor de pesquisa nacional para a ciência, Kplaces (onde terão inventado este nome?), de resto está lá tudo.
1. Meta-Search Engines
2. Semantic Search Tools and Databases
3. General Search Engines and Databases
4. Academic Search Engines and Databases
5. Scientific Search Engines and Databases
6. Custom Search Engines
7. Collaborative Information and Databases
8. Tips and Strategies
9. Helpful Articles and Resources for Deep Searching
1. Meta-Search Engines
2. Semantic Search Tools and Databases
3. General Search Engines and Databases
4. Academic Search Engines and Databases
5. Scientific Search Engines and Databases
6. Custom Search Engines
7. Collaborative Information and Databases
8. Tips and Strategies
9. Helpful Articles and Resources for Deep Searching
quarta-feira, 4 de março de 2009
Catálogos da rede de bibliotecas escolares

Ainda sobre repositórios...

O repositório da Universidade do Algarve - Sapientia - já está disponível para pesquisas, localmente ou através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal RCAAP.
Workshop Global Research Libraries 2020
Interessante esta opinião do colega Eloy Rodrigues sobre o terceiro Workshop Global Research Libraries 2020, grupo relacionado com a informação de ciência e tecnologia e o estado dos repositórios a nível mundial, medido a partir das participações nos encontros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)